Carboidratos
Simples e Complexos.
Publicação original: Quero viver bem.
A principal função do carboidrato é fornecer energia para o organismo.
O Carboidrato é de extrema importância para o nosso organismo, pois uma de suas funções é a geração de energia. Quando ingerido ele se transforma em glicose e glicogênio. A glicose é armazenada nos músculos (gerando energia e assim, força muscular).
Mas as fibras musculares têm um limite de armazenamento e o que se excede vira glicogênio (e gera energia para as células), ingerido em grande quantidade serão encaminhadas para as células adiposas (células de gordura).
E aí está o “problema”. Ao iniciarmos uma dieta, qual a primeira coisa que pensamos ou ouvimos? Cortar o carboidrato das refeições. Mas pense que, fazendo isso, estará bloqueando a entrada de uma importante fonte energética do seu corpo, e possibilitando o aparecimento de males como indisposição, irritabilidade, dores de cabeça e mal humor. Por isso que o grande segredo é se alimentar adequadamente e com quantidades adequadas de carboidrato.
Antes de iniciar qualquer dieta — seja de perda ou de ganho de peso — é essencial conhecer os 2 tipos de carboidratos: simples e complexos.
CARBOIDRATOS SIMPLES
(DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO) São fontes de energia imediata e facilmente digeridos pelo organismo, aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea. Recomendado antes de treinos rápidos e intensos.
Mas se a intenção é perder peso, procure evitá-los, os carboidratos de alto índice glicêmicos, quando não eliminados, se transformam em gordura. Alguns exemplos deles são:
Arroz branco, Macarrão, Pão branco, Açúcares, Refrigerante, Doces
Biscoitos, Pipoca, Sorvete, Bebidas isotônicas, Chocolates.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS
(DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO) São digeridos mais lentamente pelo organismo, distribuindo energia aos poucos e aumentando menos e gradativamente os níveis de glicemia no sangue.
Se você está fazendo dieta para perder peso, opte pelos carboidratos de baixo índice glicêmicos, além de serem muito mais nutritivos e conterem fibras, vitaminas e minerais, te proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo. São alguns deles:
Arroz, macarrão e pães integrais, Mandioca, Batata doce, Grão de bico, Abóbora, Aveia, Brócolis, Milho, Ervilha, Linhaça, Tomate (vegetais em geral).
Agora que você já sabe a importância do carboidrato e a diferença dos simples e dos complexos, fique atento ao iniciar uma dieta. Escolha o alimento certo para seu tipo de programa alimentar e atividade física. Lembre-se, eles não devem ser eliminados da nossa vida!
Acesso em 24/01/2018.
Nutrição
☼ Nutrientes
☼ Proteínas
☼ Cálcio
☼ Ferro
☼ Carboidratos
☼ Fibras
☼ Vitamina D
☼ Vitamina B12
☼ Sem glúten
Você pode ler todas as edições da Revista em:
Memorial 1
Memorial 2
Atual