La imaginación

EDIÇÃO Nº3

Revista Betim Cultural
20 min readJul 23, 2020

Revista Cultural Escolar
Publicação incentivada na discplina de Espanhol da Escola Crescer Igarapé.

EDITORIAL

Esse projeto consiste em promover a redação de textos de gênero e tema livre para expressão criativa dos estudantes no Ensino Médio, incluindo: ilustração, foto e tradução. Esta é a 3ª Edição da Revista la imaginación, você pode ler as edições anteriores aqui.

Inicialmente eu tinha o plano de ir publicando aos poucos toda essa produção textual mas com a decisão de encerrar em Agosto de 2020 as publicações mensais da Revista Betim Cultural eu preferi reunir todo esse material em uma única edição que você terá acesso agora.

Observei que nem todos os textos são originais, alguns são uma junção de variados trechos disponíveis na internet ou advindos de fontes variadas, outros adaptações ou mesmo um texto seletivo escolhido por aquele que o enviou, mas, também tem aqueles que são inéditos e de fato têm a assinatura de quem o oferta à nossa leitura, eu considerei deixar dessa maneira: sem filtro e mesmo sem referências quando elas falharam, porque considero como boas ideias representando a intenção de cada um.

A liberdade de expressão tem o poder de transformar vidas, pensamentos, histórias; se entregue a sinceridade emergida de cada um desses jovens e aprecie o seu tempo com uma leitura leve e autêntica.

Seja bem-vindo a la imaginación!

A seguir, em ordem alfabética os atores e suas obras.

ALEX AZEVEDO

Pandemia.

A pandemia da coronavírus está mudando a vida de governos, populações e indivíduos. Um novo mundo parece se desenhar, de contornos ainda pouco nítidos. Desde janeiro, estamos neste cenário conturbado, com diversos pontos de vista, da política à medicina, passando pela economia e filosofia.

Em decorrência da pandemia, o modelo de home office pode significar o início de uma reorganização do trabalho, de forma mais ampla, do nosso modelo que estamos acostumados normalmente. A internet está sendo uma ferramenta que esta ajudando e facilitando o acesso aos conteúdos informativos, educativos de entretenimento e de trabalho para muitas empresas. O isolamento social está sendo uma realidade em muitos países. Para lidar com a situação é preciso cuidar da saúde mental também. Alguns exemplos:

Usar a tecnologia em seu favor. Por mais que o isolamento social seja muito frustrante, não podemos negar que vivemos em uma era em que a tecnologia é capaz de ajudar (e muito) a superar este momento. Imagine só como as pessoas em isolamento se sentiam anos atrás, sem WhatsApp, Instagram e Facebook para se comunicar com os amigos e familiares? Por mais que as mídias sociais causem sobrecarga de medo e pânico, elas também têm os seus benefícios.

Fazer coisas que goste. Agora é o momento de investir naquele hobby de pintar, desenhar, escrever, ler ou aprender a cozinhar. Apesar das desvantagens do isolamento social, também é uma boa hora para esquecer as desculpas e começar a dar atenção para atividades que você deixa de lado no dia a dia. Oportunidades não estão faltando na internet para estudar em tempos de quarentena. Aproveite o que o meio digital tem a oferecer e se mantenha atualizado.

ANA LUIZA ALMEIDA

Mulheres podem ser o que elas quiserem.

Quantas vezes nós mulheres já escutamos que determinada atividade não nos servia por sermos do sexo feminino? Inúmeras. Esse é só um dos comentários descabidos que temos que escutar sempre, dentre vários.

Desde o surgimento dos primeiros seres humanos, somos tratadas como inferiores e quase tudo tem funcionado assim, desde então. Nos é imposto que devemos seguir um padrão de beleza em que o mais bonito é sermos magras, com cabelo liso, sem espinhas, sempre maquiadas e em alguns casos extremos (como os da década de 50), devemos usar salto alto, que na minha opinião é um dos acessórios mais desconfortáveis e que provavelmente não foi inventado por uma mulher (risos). Para nós são determinadas algumas funções também, como a de cuidar da casa, enquanto os homens saem para trabalhar (que graças a Deus nós não obedecemos mais e entramos no mercado de trabalho, apesar dos vários obstáculos). Acontece, que nós podemos ser o que quisermos: astronautas, escritoras, professoras, policiais, bombeiras, boxeadoras, médicas, artistas, atletas…

O importante é que estejamos bem com nós mesmas e que façamos o que tivermos vontade, sem nos importar com os comentários maldosos de uma sociedade atrasada. Isso nós conseguimos tirar de letra, pois como mostra o histórico do sexo feminino sempre fomos muito fortes, ao contrário de como somos taxadas por muitos: FRÁGEIS E FÚTEIS. Toda a nossa luta pela quebra de padrões, pelo direito de trabalhar, de votar, de sermos inteiras sem nossos pais ou maridos, pela luta de escolher ser mãe ou não, pelo direito do estudo em universidades renomadas, nos provam o quanto conseguimos driblar os problemas e como fomos fortes aguentando toda a agressão por parte de homens (e até mulheres, acredite ou não). Para concluir, deixo a seguinte frase de pensamento: “A mulher pode o que quiser, o que não pode é o machismo.”

AYUMI FUKAYA

Amor.

Muitas vezes implícito e imperceptível
Aparece o amor,
Um sentimento tão peculiar
E difícil de se demonstrar

Mas sem ele não consigo me expressar
Meu coração não consegue florescer…
Afinal, qual a graça de viver
Sem ao menos se amar?

À convivência é essencial
Ele te ensina a respeitar,
A aceitar e não julgar
E aos outros te torna igual.

Uma única definição é impossível encontrar
Assim é o amor:
Complicado de ilustrar
E difícil de se explicar.

BRUNO VINÍCIUS

Uma viagem para chromatica.

Todos están en cuarentena, pero Chromatica es un excelente lugar para visitar sin salir de casa. ¿Estás listo para embarcarte en este viaje de emociones?

No dia 29 de maio do ano de 2020, depois de muita espera, Lady Gaga lançou seu tão aguardado sexto álbum de estúdio, intitulado “Chromatica”. A ansiedade dos fãs era grande, e ficou ainda maior quando a cantora decidiu adiar o lançamento do álbum — que seria no dia 10 de abril e já tinha seu lead single, “Stupid Love”, desde janeiro — devido a pandemia que assolou todo o globo, como uma forma de mostrar sua solidariedade em relação aos acontecimentos, aproveitando também para levantar fundos de doações para o combate ao vírus, arrecadando, através de uma live beneficente em parceria com o Global Citizen, mais de 100 milhões de dólares.

Sendo assim, depois de toda sua ajuda no movimento, retomou a divulgação de seu álbum no mês de abril, revelando a capa e o nome do projeto junto de sua tracklist, composta por 16 faixas, o que levou os fãs à loucura. Já no dia 15 de maio, anunciou o segundo single para a semana seguinte, “Rain on me”, uma parceria com ninguém mais, ninguém menos que Ariana Grande, um dos grandes nomes da atual era dos streamings e das vendas digitais, o que uniu as fanbases, fazendo com que a música alcançasse o topo da principal parada norte-americana, a Hot 100 da Billboard, consagrando o sucesso da parceria.

Praticamente uma semana antes do tão aguardado dia, Lady Gaga cedeu uma entrevista à Apple Music para falar mais a fundo sobre o processo de criação de seu álbum e de cada canção ali presente, explicando versos da maioria delas, deixando claro que o projeto se tratava de seu processo de cura, a cura de tudo que já havia acontecido com ela em sua carreira turbulenta, revelando que seriam músicas com letras um tanto quanto tristes, mas que fizessem dançar, com o objetivo de fazer com que quem ouvisse se sentisse curado e feliz.

A cada dia que se passava, a ansiedade dos fãs ficava cada vez maior, pois Gaga vinha divulgando várias fotos promocionais que encantavam a todos, com uma estética sci-fi aplicada em suas roupas, maquiagens e cabelos impecáveis. Então, sem muito mistério, na madrugada do dia 28 de maio, 1 dia antes do projeto vir à tona, a nova iorquina lançou sua parceria com o grupo coreano BLACKPINK, chamada “Sour Candy”, fazendo estrondosos números nas plataformas digitais logo em seu primeiro dia.

Então, chega o tão aguardado dia do lançamento oficial, a madrugada de 29 de maio, depois de uma espera de quase 7 anos por um álbum totalmente pop da cantora, que veio e entregou tudo o que se esperava: várias músicas inéditas inspiradas nos gêneros dance, pop, house e batidas feitas para que todos pudessem assumir suas pistas de dança — mesmo que em casa — e curtir de corpo e alma cada segundo feito por ela em parceria com seu produtor e fiel amigo BloodPop, que também colaborou no processo de composição das músicas junto de outros artistas, como Elton John, presente em “Sine from above”.

O álbum, que é dividido por interlúdios em 3 partes diferentes, foi aclamado pela crítica, fechando com uma média de 79 pontos no Metacritic, baseado em 24 reviews, sendo muito bem recebido também pelos fãs, que renderam uma nota de 9.3, dentro de 10 pontos, com mais de 6.000 avaliações.

Mesmo depois de 1 mês de lançamento, a obra ainda é bastante comentada pelos internautas, com destaque para as músicas “Alice”, “Enigma”, “Replay”, “Babylon” e a triunfal transição de “Chromatica II” para “911”. E você, já ouviu e se deixou levar pela experiência de visitar o planeta Chromatica?

CAIO HENRIQUES

Videogames.

Ainda nos dias de hoje é comum o consenso de que videogames trazem apenas malefícios à saúde e ainda podem levar uma pessoa a cometer atos de violência ou a ir mal nos estudos. Felizmente, já houveram algumas pesquisas conduzidas pela Universidade de Oxford que chegaram à conclusão de que não há como associar comportamentos violentos em jovens ao tempo que eles se dedicam a jogos com conteúdos violentos.

A pesquisa teve como base os dados de jovens britânicos e a classificação oficial dos jogos vendidos na região, e iniciativa levou em consideração tanto relatos dos jovens quanto registros de parentes e responsáveis para determinar o nível de agressividade de cada pessoa. Segundo o professor Andrew Przybylski, “A ideia de que videogames violentos incitam agressões no mundo real é popular, mas isso não foi muito bem testado com o passar do tempo”, tal comentário incita o resultado das pesquisas, que como já dito, revelam que não há relação entre a violência do mundo real com o consumo de jogos violentos.

A Universidade de Oxford também foi responsável por um estudo sobre o impacto dos games na vida estudantil dos jovens. A pesquisa, também chefiada pelo psicólogo Andrew Przybylski, publicada na revista Pediatrics afirma que crianças que jogam até uma hora de videogame diariamente apresentam melhores resultados escolares do que aqueles não têm o hábito de jogar videogames. O estudo teve como base 5 mil crianças e adolescentes no Reino Unido e aponta que 75% dos participantes afirmam jogar videogame diariamente. Os resultados tentam identificar o impacto do tempo dedicado aos games no rendimento escolar. Segundo o estudo, quem joga até uma hora por dia demonstrou bom rendimento escolar e bom relacionamento com os colegas. O bom relacionamento acontece porque frequentemente o assunto envolvendo os jogos eletrônicos é abordado entre os jovens.

Com o passar dos anos, podemos ver que os videogames passaram a ter um bom reconhecimento inclusive da medicina, que os usa como tratamento para alguns casos, e a disseminação de informações falsas sobre supostos malefícios tragos pelos jogos passou a ocorrer em menor escala. Hoje, no mundo inteiro entre diferentes faixas etárias e diferentes gêneros, os games têm o importante papel de trazer diversão, emoção, desenvolvimento intelectual e cultural e interação social entre pessoas com diferentes línguas, culturas e ideias… não há como associar comportamentos violentos em jovens ao tempo que eles se dedicam a jogos com conteúdos violentos.

FERNANDA ANDRADE

É tudo sobre aquele momento.

Já ouviu falar de amor? Já sentiu o amor? Amor daqueles que te tira o
fôlego, te obriga a questionar tudo que você fez até aquele momento pra
ser merecedor de tal sensação, que te deixa abobado, e que faz as coisas
mais simples da vida parecerem lindas? Se não, por favor não se
desespere, ele chega pra todo mundo. E para te passar a imagem do que
se trata esse sentimento, eu vou te contar como foi pra mim aquele
momento.

Na contextualização é importante citar que eu conhecia Helena háanos, ora
estudávamos na mesma sala desde o sexto ano, mas só tinha olhado pra
ela de maneira diferente no terceiro ano do ensino médio. Foi no dia 2 de
outubro quando a gente ficou na festa de aniversário do Bernardo e
começamos a sair, e hoje fazíamos dois meses como ‘’ficantes”, será que
eu posso colocar dessa maneira? Enfim, como nosso grupo de amigos é o
mesmo e todo mundo já sabia do nosso projeto de romance, em pouco
tempo a gente foi se tornando bem próximo, quase sérios, porém isso me
assustava, já que até aquele momento eu não tinha certeza sobre o que eu
sentia, eu gostava muito dela, é claro, mas não sabia o quanto, até aquele
momento!

Para a comemoração do nosso segundo mês, resolvi fazer o tipo fofinho,
organizei um piquenique a luz do luar em um parque da nossa cidade, na
cestinha tinha um vinho (calma, os dois já eram maiores de idade), dois
pãezinhos doces, morangos e amoras em uma vasilha, e um patê com
torradas. Peguei uma toalha pra podermos sentar na grama, coloquei tudo dentro do carro e fui buscar Helena com um mini buquê de girassóis, suas
flores favoritas.

No caminho, me orgulhei do meu empenho, sou um cara romântico, mas
nunca fiz algo tão elaborado. O mais engraçado sobre, é que organizei
tudo sem nem perceber o trabalho que deu, sem nem ligar que eu estava
ignorando todos os assuntos da escola porque estava focado demais no
‘’grande dia’’, a única coisa que me interessava era apresentar tudo pra
Lena e ver o sorriso se formar no rosto dela, enquanto dizia ‘’gu, não
acredito que você fez isso, que coisa fofa!”, ela sempre fazia isso, e aqueles
olhinhos que ficavam apertadinhos sempre que ela sorria, eram tudo pra
mim.

Cheguei na casa dela, a chamei e não deu outra, ela sorriu e meu coração
ficou quentinho, dei um beijinho nela e fomos pro nosso ‘’date’’. Chegamos
no parque, organizamos as coisas, comemos, bebemos, conversamos, nos
beijamos, olhamos as estrelas e…eu a pedi em namoro, não era planejado
(ao contrário de todo o resto), mas foi certamente a melhor escolha que
eu poderia ter feito.

Enfim, deu 00:00 e decidimos ir embora, juntamos a toalha e as vasilhas
do piquenique, colocamos tudo dentro do carro e eu fui dirigindo em
direção a casa de Lena. E é agora, caro leitor, que aquele momento
ocorreu. Enquanto eu dirigia, já bobo de tão feliz que eu estava pois o dia
tinha sido perfeito, olho para o lado e lá estava ela, a minha namorada,
com a cabeça apoiada em seu braço na janela, os olhinhos fechados
sentindo a brisa daquela noite de verão, a luz amarelada dos postes
refletia em seu cabelo, sua outra mão estava entrelaçada na minha e me
doía horrores quando, para passar a marcha, eu precisava solta-la. Foi ali,
naquele único segundo em que eu a olhei sem ela nem saber que estava sendo observada, que o momento aconteceu, eu percebi que eu amava
Helena, e nem mesmo me importava que ela soubesse, eu sabia e já me
bastava, chamá-la de amor tomou um outro significado, era além de um
apelido carinhoso, era uma declaração, um título que eu fazia questão de
atribuir à ela sempre que possível, porque se o amor existia, era ela. Helena. O meu amor. E foi naquele momento.

GABRIEL CARLOS

Valorant.

Valorant é um jogo de tiro (fps), criado em 2020 e vem ganhando bastante espaço entre os atuais jogos de tiros. Consiste em duas equipes de 5 jogadores, totalizando 10 jogadores ao total, com 25 rounds em cada partida, 12 na primeira metade e 13 na segunda, para não gerar um empate entres as equipes. Para ganhar um round no jogo, você pode: plantar a Spike (que é uma bomba) e ela explodir após um determinado tempo, eliminação da equipe inimiga, defusar a Spike e o tempo acabar.

Podemos escolher 11 personagens com habilidades diferentes, falas diferentes e táticas diferentes. Começamos a partida com 800 de dinheiro para comprar armas, coletes ou habilidade. Temos no total dezesseis armas para utilizar durante os rounds, como fuzis, fuzis de precisão, pistolas e escopetas. O jogo é jogado em equipe, utilizando-se a comunicação entre os jogadores, para que possamos saber se tem jogadores inimigos em determinados locais, táticas que se utilizara no round.

GUILHERME RODRIGO

O planeta.

Já pararam para pensar o quanto grande e extenso é nosso planeta, cheio de vida tanto animal, quanto vegetal, os seres humanos as pessoas em geral uma parte são boas pessoas com projetos, ambições, mas não ganham tanto destaque porque uma parte da sociedade não é tão boa, muitas vezes buscam fazer o mal ou ganhar vantagem em cima dos outros e em vez de brigar por seus direitos preferem passar por cima da igualdade, um destaque para esse planeta vai para os animais que tem uma grande diversidade uns são muitos belos, outros diferentes, uns são mais perigosos, igualmente para plantas que conhecemos, pode ter muitas espécies desconhecidas, assim como o mar que é muito grande e muito desconhecido, temos várias espécies marinhas, mas mesmo assim várias continuam escondidas no fundo onde não conseguimos visitar ainda. Em geral o planeta é fascinante e imagine as surpresas que o espaço deve guardar. Um grande pedido ao mundo: não deixe nenhuma tristeza te abalar, tudo isso são uma das muitas provações que vamos passar e superar devemos erguer a cabeça, seguir em frente e jamais desistir.

HELOISA SAYURI

Quarentena de 2020.

El nuevo virus llamado Corona (COVID-19) ha sido aterrador y ha obligado a todos a ser puestos en cuarentena en todo el mundo.

O novo vírus assustador que foi detectado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China vem causando terror em todos os países do mundo. Totalizando mais de 500.500 habitantes mortos (conforme os dados de junho deste ano). O vírus que inicialmente matou muitos chineses se espalhou pelo mundo através de viajantes que tiveram contato com pessoas infectadas e devido à facilidade de transmissão da doença entre as pessoas nos obrigou a entrar de quarentena, isolados de qualquer tipo de aglomeração.

Sendo assim as pessoas devem permanecer isoladas em suas casas, o que vem gerando depressões e doenças psicológicas, uma vez que é um vírus desconhecido e até os pesquisadores e infectologistas encontrem um remédio ou vacina a quarentena é essencial. É por isso que precisamos ocupar nossas mentes da melhor maneira possível.

Mesmo que pareça difícil, há uma saída caso a pessoa queira buscar algo para fazer. E uma das maneiras de ocupar as mentes são os jogos e interações em família, além de distraí-los terá um contato maior com os familiares já que na maioria das vezes devido à rotina de trabalho não é possível. Outro modo são as famosas receitinhas, a cozinha é uma das ferramentas terapêuticas mais criativas e efetivas.

Além disso, cada um deve fazer sua parte, sair de casa só se necessário, evitar aglomerações, procurar instituições de caridade para fazer doações, para podermos combater o vírus e voltar às vidas normalmente.

JÚNIOR FREIRE

Os jogos virtuais na quarentena.

Enquanto para alguns, os videogames são apenas uma forma de
entretenimento simples, onde se apertam botões aleatoriamente para
tentar vencer um jogo, para muitos, eles são uma porta aberta para
infinitas realidades.

Esta imersão vivenciada pelos jogadores é o que pode tornar os
videogames em grandes aliados no tratamento de pacientes que precisam
de fisioterapia e, também, para todos neste momento de quarentena em
meio a pandemia do novo coronavírus.

No momento atual, em que muitos estão em isolamento dentro de casa,
aquele videogame que está guardado em um armário pode ajudar na hora
de se manter ativo.

A COMPANHIA DOS GAMES NA QUARENTENA: ANJO E DEMÔNIO SOBRE OS OMBROS

Jogos ajudam a manter as pessoas em casa durante o período de
isolamento social, mas não devem ser a única atividade da rotina
As portas estão fechadas de bares, restaurantes, cinemas e qualquer outro
lugar em que poderíamos nos reunir com outras pessoas. O motivo é
justo, e a maneira mais segura de fazer esse encontro é pela internet, para
evitar ou desacelerar a contaminação do novo coronavírus. Manter as
pessoas em casa, por livre e espontânea vontade, é um objetivo bem-
sucedido dos games. Por outro lado, abusar desse entretenimento chega a
ser preocupante para especialistas de saúde.

LÍVIA PRADO

Pipas.

La imaginación es la cometa más alta que puede volar (Flávio Golçalves Filho).

Pipa é uma das brincadeiras preferidas de vários adolescentes, crianças e até adultos mesmo. Eu particularmente só soltei pipa uma vez e eu amei.

Apesar da pipa ser uma das brincadeiras mais comuns e populares há muito tempo, pode ser também algo muito perigoso se não usar com cuidado e seguindo as “regras”. Por exemplo, a linha chilena é algo extremamente perigoso e mesmo assim ainda é muito utilizada e vendida. Temos vários casos de pessoas que perderam algum membro do corpo ou até faleceram e mesmo assim ainda existem pessoas que não ligam e usam mesmo assim.

LUCAS COUTO

Vida social? Eu nem conheço mais.

A lágrima de agora é um sorriso que ficou pra trás
Arotina continua mesmo sendo indo pro trampo de máscara e luva

Se você parar quem vai continuar?
Se você parar quem vai te levantar?
Se você sonhar quem vai te ajudar a realizar?

A rotina continua seja aqui ou no canadá
Se você deixar de se esforçar não vai ter ninguém pra te apoiar

Quarentena dando oportunidades
Enquanto outros vivem em estado de calamidade
As 8 horas me levanto com o pensamento
Hoje vai ser um dia e tanto
Compromisso e deveres fazem parte
No ouvido o fone mostrando uma arte

Desistir? Jamais!
Faço igual eu escutei nos Haikkais
‘’Daqui de cima vejo tudo’’.

LUÍZA SOARES

Feito na quarentena.

Tudo começou com uma simples anunciação
Me lembro que estava no Rio, vendo televisão
Mas enfim, não dei atenção.

Chegando em Minas, os primeiros casos
10, 20, 30… 50 casos
Mas acreditava que passaria rápido.

Enquanto isso, a situação no mundo piorava
Não sabiamos onde, quando e porque
O porque de me deixar tão preocupada.

Entramos na quarentena
15 dias? Poxa, rapidinho estamos de volta
Era o que eu pensava.

Estamos em julho
Sem festa junina, sem nenhum ‘’bagulho’’
Mas existe pessoas que ainda querem piorar tudo.

Em alguns países está normal
Mas no nosso Brasilzão
Ainda não.

Aqui no Brasil as coisas são diferentes
Sem ministro da Saúde, Educação
Podemos dizer que estamos sem Presidente?

Quero que tudo isso acabe logo
Para viver a minha vida como eu planejei
Isso talvez não tenha rimado, eu sei.

RAFAEL ZACARONI

Minha quarentena.

Minha quarentena começou no dia 18 de março, então já fazem 4 meses, nesses 4 meses os únicos lugares que eu frequentei foram a minha casa, o dentista e o supermercado. Todos os dias desses 4 meses foram praticamente iguais: eu acordo assisto aula (quando eu consigo acordar cedo) fico mexendo no celular ou jogando no computador até de madrugada e vou dormir, as vezes faço as atividades e os trabalhos da escola para mudar um pouco a rotina.

RUTHE SWELLEN

La vida hermosa.

A vida é bela
Como um show de viola
Em meio a tantos caos
A sua beleza nos encanta

A vida é bela
Como uma praça
Que todos vão a se esmiuçar
Mesmo no inverno
Sem folhas nas árvores
A sua beleza é viçosa

A vida é bela
Até mesmo em dias frios
Sem alegrias, apenas calafrios
A sua formosura o encanta
O jeito doce e leve da vida

Às vezes pode até parecer difícil
Ou incapaz de conseguir vencer
Os dias ruins
Mas com pessoas ao nosso lado
Somos capazes se transformar o dia ruim

Mesmo em meio a pandemia
Podemos ver o lado bom da vida
São pessoas
Que tornam a vida melhor
E um mundo propício.

TARSILA CABRAL

2020.

Antes de começar essa redação eu nem sabia do que eu queria escrever, estava totalmente sem ideias depois pensei em algumas mas não conseguia decidir nada, então decidi falar sobre esse ano o que está acontecendo comigo e com todos.

Esse ano desde o início foi bastante difícil para muitas pessoas inclusive pra mim começando por vários fatores mudei pra um lugar que nunca tinha visto, sai da minha zona de conforto, fui pra uma escola que eu nem sabia que existia, e onde tudo lá é diferente me senti deslocada e chateada, não é fácil pra ninguém e nem pra uma menina de 15 anos sair de um lugar que você morou durante 9 anos e já tinha feito amizades e podia ser você mesma e de repente tudo mudar de uma hora pra outra, não é fácil pra ninguém e não foi pra mim, e assim começou meu ano de 2020.

E fora que no início do ano teve quase uma possível terceira guerra mundial, a austrália ainda estava pegando fogo, uma cervejaria gourmet estava vendendo cerveja que estavam causando intoxicações, teve uma crise de água no rio de janeiro, morreu o ídolo do basquete Kobe Bryant junto com sua filha em um acidente, a ana maria Braga anunciou seu novo câncer, teve muitas chuvas entre janeiro e fevereiro que matou muitas pessoas e destruíram muitas casas e isso só foi em dois meses de 2020.

Em março tivemos o COVID-19 que podemos dizer que tá sendo a pior coisa deste ano, é não tá fácil pra ninguém, em março tivemos a notícia que o coronavírus estava se espalhando por todo lugar e que chegou aqui no Brasil e estava matando várias pessoas, então todas as escolas e a maioria dos lugares entraram de uma mini quarentena vamos dizer assim que duraria provavelmente umas duas ou três semanas mas pelo visto tá durando até hoje, já fazem 4 meses que estamos de quarentena, milhares de pessoas morrendo e perdendo seus entes queridos, várias pessoas que estão pegando esse vírus e por mais que algumas estejam curadas ainda vão haver sequelas do vírus, e ainda existe várias pessoas que ainda não acreditam que esse vírus mata, isso não é uma simples brincadeira de dia das bruxas ou um episódio de uma série isso é real então o ideal é ficar em casa por mais que seja difícil, fique em casa, use máscara quando sair na rua e saia só por extrema necessidade, use muito álcool em gel e quando chegar da rua tome banho, isso ajuda não só você mas como todos a sua volta esse ano não está sendo fácil de janeiro até julho aconteceram muitas coisas, tivemos vários protestos esse ano, uma crise política, nuvens de gafanhotos que passou por vários lugares e um ciclone na região sul do país.

Esse ano não está sendo fácil e 2020 mostrou que a vida é passageira e muito curta para brigarmos por coisa atoa, a vida é um sopro aproveite cada dia cada momento, você não sabe o dia de amanhã, cuide de você e cuide de quem você ama.

VEJA OUTROS PROJETOS QUE FIZEMOS NESSE 1º BIMESTRE ESCOLAR NA DISCIPLINA DE ESPANHOL

• Fotografia
• Podcast

Quer mais conteúdo?

Conheça a premiação Medalha da Hispanidade com produções originais dos meus alunos em: fotografia, literatura, rádio, composição, cinema, poesia, teatro, arte, cultura, design, reportagem e desempenho estudantil.

Quem são eles?

Alex, Ana Almeida, Ayumi.
Bruno, Caio, Fernanda.
Gabriel Carlos, Heloísa, Júnior.
Luíza, Ruthe, Tarsila.

Ilustrações

[+] Foto de capa: Patrick Souza, enviada por Lucas Couto.

Meus parabéns aos alunos e minha gratidão à você que encontrou tempo para ler essas almas por meio de suas expressões.

Um terno abraço,
Tiago Henrique

--

--